Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista CAMINHOS DA EDUCAÇÃO: diálogos, culturas e diversidades?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser elaborados conforme as instruções a seguir.

1) Digitados no Editor Word (.docx); fonte Times New Roman; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento 1,5; margens superior e inferior 3 cm; margens laterais, 2,5 cm.

2) Os artigos devem ter entre 12 e 20 páginas.

3) Os artigos devem apresentar necessariamente os seguintes quesitos, nesta ordem:

a) Título (Negrito, maiúsculo, centralizado); O título deve ser traduzido para o inglês e para o espanhol também

b) Resumo (entre 100 e 250 palavras),  deve ser apresentada em 3 línguas (português, Inglês e espanhol). O resumo deverá ter os principais indicadores do desenvolvimento do artigo. Obrigatoriamente, deverá conter o objeto de pesquisa, a questão de pesquisa, o teórico utilizado como fundamentação, a abordagem metodológica, as categorias fundamentais e algumas das conclusões do estudo realizado, seja de caráter empírico ou meramente teórico. c) palavras-chave (máximo cinco, em ordem alfabética, iniciadas com letra maiúscula,separadas e finalizadas por ponto);

d) abstract: versão do resumo, em inglês e key-words: versão das palavras-chave, em inglês, (manter a ordem alfabética da versão em língua portuguesa);

e) resumen: versão do resumo em espanhol; palabras clave;

OBS.: Artigos redigidos em língua estrangeira devem inserir também a versão em português do título, do resumo e das palavras-chave.

f) Nos indicativo de seção os números são separados por 1 (um) espaço em branco 

g) Ao final, obrigatoriamente, devem ser registradas as referências de todos os autores citados no texto, apenas eles, com as informações completas. A revista adota o sistema autor-data. O recurso tipográfico utilizado para destacar o título deverá ser itálico (dúvidas consultar ABNT NBR 10520 e 6023 respectivamente).

4) As notas explicativas (não usar notas de rodapé), com numeração sequencial em algarismos arábicos.

5) As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e os neologismos ou acepções incomuns, em fonte normal e entre “aspas”.

6) Os trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros, tabelas ou quaisquer tipos de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, incluindo a fonte (crédito de autoria da imagem). Os arquivos devem ser inseridos no corpo do texto e encaminhados separadamente e, sempre que possível, no formato original do programa de elaboração (por exemplo:  EPS, JPG, TIF, XLS). As imagens devem ter alta definição (mínimo de 300 dots per inchs [DPIs]). Mapas ou micrografias devem ser representados com as respectivas marcas de escala.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. *Podem encaminhar estudos para publicação pesquisadores autônomos ou vinculados a instituições públicas ou privadas.

    * Os autores deverão ter número Orcid (Open Researcher and Contributor ID)

     

    *Serão aceitos prioritariamente artigos não publicados em revistas. Ou seja, os textos enviados deverão ser originais e inéditos e que não seja simultaneamente postulado em outras revistas ou órgãos editoriais. Textos já veiculados em eventos científicos realizados fora do país não poderão ultrapassar três anos de sua divulgação e devem ter essa data explicitada. A Comissão Editorial não aceitará artigos ou resenhas submetidos simultaneamente a outras publicações, nacionais ou estrangeiras.

     *Os autores do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé.

    * A revisão ortográfica e gramatical do material apresentado é de inteira responsabilidade do(s) autor (es). Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica, gramatical e normativa antes de apresentá-lo à Revista.

  2. " Os dados do (s) autor (es) devem ser postados no arquivo suplementar e deverá conter, na primeira página, as seguintes informações:

    1 Título do texto;

    2 Abaixo do título, nome do autor(es)

    3. Abaixo do nome do (s) autor(es), deverá ser colocada: Instituição (Universidade, Centro, Departamento, Instituto, etc.); Formação - Local de atividade - endereço - telefone - e-mail.

  3. *Os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores. Os artigos, resenhas e outros, deverão ser oferecidos gratuitamente, pois a Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades não tem fins lucrativos. Desse modo, ao enviar seu artigo, o autor estará automaticamente aceitando tal condição.

    *Os textos entregues à publicação serão apreciados por pareceristas, membros do Conselho Consultivo da Revista, docentes e profissionais da área técnica e científica da UFPI e de outras instituições convidados para este fim (especialistas no tema proposto pelo artigo e outros gêneros, desde que não seja o autor). Após o processo seletivo, os autores serão informados sobre a situação de sua colaboração.
  4. XIII - A Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.

  5. *Para cada artigo exige-se que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. Os artigos devem conter, no máximo, 3 (três) autores.

  6. *Todos os autores precisam ser identificados na plataforma de submissão online da Revista. Todos os campos do perfil dos autores devem ser preenchidos obrigatoriamente: nome (sem abreviações.