MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: O ESPAÇO DA GESTÃO

Renan Santiago de Sousa, Daniele Gomes da Silva, Teresa Paula Nico Rego Gonçalves

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar como questões de interesse do multiculturalismo, como diferenças de raça, gênero e sexualidade, perpassam o cotidiano da gestão de uma escola particular localizada à zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto de que uma gestão realmente democrática não pode deixar omisso o tratamento de tais assuntos. Para tal, foi feita uma análise documental do Boletim Informativo da escola, observações do conselho de classe relativo ao ensino fundamental I junto à mesma e uma entrevista semiestruturada com a diretora adjunta da instituição. De forma geral, os resultados apontam para uma dicotomia: embora a escola teoricamente se esforce em tratar positivamente de problema relacionados com as diferenças culturais junto aos discentes, foi notado que parte da equipe gestora e parte das(os) professoras(es) parece reproduzir estereótipos relacionados ao gênero e à sexualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Cinthia Monteiro de. Por outras histórias possíveis: em busca de diálogos interculturais em livros didáticos de história. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012.

BONAMINO, A. Características da Gestão escolar promotoras de sucesso. In: POLON, T. L. P.; BONAMINO, A. M. C.; PAES DE CARVALHO, C.; ALVES, F. Gestão do Currículo e Gestão e Liderança (Col. Gestão e Avaliação da Educação Pública, vol.3). Juiz de Fora: Editora do CAED, 2012. (p. 117 a 132).

BONI, Valdete; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, 2005.

CANEDO, M. L. Um olhar a partir das famílias. In: XAVIER, A.; CANEDO, M. L.; BRANDÃO, Z. (orgs.) Construção da Qualidade de Ensino. Rio de Janeiro: Editora Forma e Ação, 2013.

CANEN, Ana. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Comunicação e Política, v.25, nº 2, p. 91-107, 2007

______.; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Gestão do currículo para a diversidade cultural: discursos circulantes em um curso de formação continuada de professores e gestores. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 2, p. 306-325, maio/ago. 2012

______.; SANTOS, A. R. Educação Multicultural: teoria e prática para professores e gestores em educação. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.

CARVALHO, Júlia Gonçalves de . Diversidade cultural e gestão escolar: alguns pontos para reflexão. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 2, p. 85-100, maio./ago. 2012

COSTA, Rejane Pinto. O Ensino de Inglês em uma Ótica Multicultural. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação- UFRJ, 2001.

DANTAS, Marco Aurélio Acioli. GOMES, Alfredo Macedo Gomes. Interfaces entre gestão escolar democrática e a lei nº. 10.639/2003. Revista de Administração Educacional, Recife, V. 1 . Nº 1 . jan./jun 2016 p.90-106

DELATORRE, Catia Silene. A construção da gestão democrática no contexto escolar multicultural. Monografia de especialização em Gestão escolar, UFSM, 2012.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth (orgs.). Justiça Social: Desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.

DORVILLÉ, Luís; TEIXEIRA, Pedro; SOARES, Camila. Entre dogmatismos e silenciamentos mútuos: o ensino de evolução e as ideias religiosas. In.: Diferenças silenciadas: Pesquisas em educação, preconceitos e discriminações. ANDRADE, Marcelo (org.). 1 ed. Rio de Janeiro: 7letras, 2015.

FARIA, Rosa Maria da Silva. O Ensino e a Avaliação de Francês para as Classes Populares: um olhar multicultural. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação- UFRJ, 2009.

FERREIRA, Luciene Braz; TORRECILHA, Nara; MACHADO, Samara Haddad Simões. A técnica de observação em estudos de administração. Congresso da ENANPAD, 2012.

GAY, G. A Synthesis of Scholarship in Multicultural Education. Urban Monograph Series. North Central Regional Educational Lab., Oak Brook, IL. Office of Educational Research and Improvement (ED), Washington, DC, 1994.

GOMES, Joe. Teoria e Prática Multicultural: subsídios para a formação continuada do professor de educação física. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

GUIMARÃES, Ana Paula Miranda ; MARTINS, Carine, Belau de Castro; FIGUEIREDO, Priscila Silva de; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de. Multiculturalismo no ensino de biologia na visão de estudantes de uma escola particular do município de dias d’ Ávila. Indagatio Didactica, vol. 5(2), outubro, 2013

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a; 2005.

______. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez, 2003a.

_______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003b

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MIGON, Cristiane Abreu; NOGUEIRA, Monique Adries. Possibilities and limits of a multi/intercultural music appreciation at schools. Literacy Information and Computer Education Journal (LICEJ), v. 6, p. 1371-1378, 2015.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Histórias da África e dos africanos na escola: perspectivas para a formação dos professores de história quando a diferença se torna obrigatoriedade. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2010.

PAES DE CARVALHO, C.; LIMA, M. F. M. Conselhos Escolares, gestão democrática e Qualidade do ensino em escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro: percepções e pais e professores. Boletim SOCED, n. 8, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006

SALLES, Fabiano Lages. Educação Física, Currículo e Identidades em um Contexto Escolar: um olhar multicultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014

SANTOS, Ana Paula da Silva. A Educação Física em uma Perspectiva Mul/Intercultural e as Relações de Gênero no Contexto Escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação- UFRJ, 2013.

SILVA, Rita Cassia de Oliveira e. Formação Multicultural de Professores de Educação Física: entre o possível e o real. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação- UFRJ, 2008.

SOUZA, Deyse Medeiros de. LIMA, Erika Roberta Silva de Lima, SILVA, Ciclene Alves da. A presença do multiculturalismo e da democracia nos processos organizacionais da escola pública. Revista Ensino Interdisciplinar, v. 1, nº. 03, Dezembro/2015 UERN, Mossoró, RN

VIEIRA, S. L. Escola – lugar onde tudo acontece. In: VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasília: Liber Livro, 2009. (p. 149 a 160).

VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. Revista Brasileira de Administração da Educação - RBPAE. v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.