Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Conexão Política visa a publicação de artigos e resenhas de autores brasileiros e estrangeiros na área de Ciência Política e Relações Internacionais, sem impor restrição metodológica ou teórica. Esta Revista publica, também, a tradução de artigos publicados em língua estrangeira de textos inéditos na língua vernácula. Nesses termos, procura estimular o debate entre pesquisadores das áreas de Ciência Política e Relações Internacionais não somente no âmbito da UFPI, mas través da difusão de idéias e informações balizadas que possam estimular o progresso da Ciência Política.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conteúdo Pleno

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos devem obedecer as normas definidas pelo Conselho Editorial da Revista Cadernos de Pesquisa. Os aprovados estão sob termo de exclusividade para esse periódico, sendo vedada sua publicação por qualquer outros meios. Os trabalhos que não atenderem as essas recomendações serão recusados.

Os artigos submetidos serão avaliados pelo Conselho Editorial e Científico da Revista Conexão Política. O processo de avaliação se dará em duas fases: viabilidade para publicação baseado nos supracitados critérios, e consultoria ad hoc. A Revista tem como política a anonimidade dos autores durante o processo avaliativo. O resultado desse processo culmina em: aceitação, aceitação sujeita a reformulações ou recusa do trabalho. Os casos específicos serão analisados e decididos pelo Conselho Editorial.

Caberá ao editor, auxiliado pela equipe editorial, a decisão final da publicação. É facultado ao editor o direito de realizar pequenas modificações durante o processo de revisão e editoração gráfica do artigo a ser publicado.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Revista Conexão Política

A revista Conexão Política visa a publicação de artigos e resenhas de autores brasileiros e estrangeiros na área de Ciência Política e Relações Internacionais, sem impor restrição metodológica ou teórica. Esta Revista publica, também, a tradução de artigos publicados em língua estrangeira de textos inéditos na língua vernácula. Nesses termos, procura estimular o debate entre pesquisadores das áreas de Ciência Política e Relações Internacionais não somente no âmbito da UFPI, mas través da difusão de idéias e informações balizadas que possam estimular o progresso da Ciência Política.

 

Critérios para Submissão

Na submissão de trabalhos o(s) autor(es) deve(m) anexar um arquivo em um dos formatos a saber: Word, Open Office,  RTF, com o(s) nome(s) do(s) autor(es), Título, Resumo (com no máximo 250 palavras), palavras-chave, abstract, keywords e referência bibliográfica (somente trabalhos citados no texto). Os artigos aprovados e publicados serão de inteira responsabilidade dos signatários. Os trabalhos publicados serão disponibilizados em formato eletrônico nas páginas da Revista Conexão Política: http://www.revistas.ufpi.br/index.php/conexaopolitica e http://www.ojs.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/issue/current.

 

 

Critérios para Publicação

NORMAS DE FORMATAÇÃO

1. Estrutura

1.1 Artigo

Sugere-se que os artigos contenham 15 a 30 laudas, com os seguintes elementos, na ordem:

Pré-textuais: a) título e subtítulo (se houver) do artigo; b) nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve currículo, indicado por asterisco (*) no rodapé da página de abertura; c) resumo em português; d) palavras-chave em português.

Textuais: Introdução (considerada título do primeiro capítulo do artigo), desenvolvimento (pode ser dividido em capítulos e subcapítulos) e conclusão (considerações finais).

Pós-textuais: a) título e subtítulo (se houver) do artigo em língua estrangeira; b) resumo em língua estrangeira; c) palavras-chave em língua estrangeira; d) referências.

1.2 Resenha

As resenhas devem conter 5 a 10 laudas. Ao texto da resenha devem anteceder a referência do texto resenhado e o(s) nome(s) do(s) autor(es). A lista final de referências é opcional, uma vez que o texto da resenha já é a análise de uma obra.

2 Apresentação

Formatação do texto: digitado no Word; papel A4; espaço 1,5 entre linhas; parágrafo: 1,25 cm (1 tab.); margens: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm; Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (para citação com mais de três linhas, legendas e notas de rodapé, usar tamanho 10).

Título do artigo e da lista de referências: centralizados, em CAIXA ALTA e em negrito. O subtítulo (se houver) deve ficar separado do título por dois-pontos (:).

Títulos dos capítulos e dos subcapítulos: indicados por número arábico (Ex: 1 INTRODUÇÃO), separado do nome do título/subtítulo apenas por um espaço de caractere e alinhados à esquerda. Títulos dos capítulos em CAIXA ALTA e negrito e títulos dos subcapítulos com inicial maiúscula e negrito. Usar espaçamento entre linhas de 1,5 e entre os títulos e o corpo do texto. Subdividir o trabalho em até, no máximo, a seção quinária (Ex: 5.1.1.1.1).

Resumo: digitar com espaçamento simples, parágrafo único e deve conter entre 100 a 250 palavras. Deve-se, de preferência, usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

Palavras-chave: abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Referências:

a) no corpo do texto: usar o sistema autor-data (SOBRENOME, ano, página) para as citações (nome do autor incluso na sentença, escrito com inicial maiúscula ou dentro do parêntese e em CAIXA ALTA). Usar o rodapé para notas explicativas.

Segundo Meirelles (2005, p. 23)

(MEIRELLES, 2005, p. 23)

b) na lista de referências (no fim do texto): digitadas com espaçamento simples, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda e separadas entre si por um parágrafo em branco. Usar itálico para o título da obra. Não abreviar o nome dos autores.

Livro:

SOBRENOME, Nome. ano. Título em itálico: subtítulo normal. edição. Local: Editora, ano.

Coletânea de textos:

SOBRENOME, Nome. ano. Título do texto. In: SOBRENOME, Nome do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo normal. edição. Local: Editora, ano.

Periódico:

SOBRENOME, Nome. ano. Título do texto. Nome do periódico em itálico, local, volume, número, intervalo de páginas do artigo, data da publicação.

Dissertações e teses:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Dissertação; Tese; TCC (Mestrado; Doutorado; Graduação). Vinculação acadêmica. Instituição acadêmica, Local, UF, ano.

Internet (documentos eletrônicos):

SOBRENOME, Nome. (ano). Título em itálico. Disponível em: <endereço de acesso>. Acesso em: data (exemplo: 23 jan. 2012).

c) transcrição dos elementos da referência:

  1. I.     Autor pessoal

O autor é indicado pelo último sobrenome, em CAIXA ALTA, separado dos outros nomes por vírgula (,) e separados dos outros autores por ponto e vírgula (;). Usar a expressão et al quando há mais de 3 autores.

STONE, Merlin et al. CRM: Marketing de relacionamento com os clientes. São Paulo: Futura, 2001.

ZUCCOLOTTO, Rodrigo; SILVA, Dirceu da; GARCIA, Mauro Neves. Correlação das Estratégias de Marketing Político com o Processo de Decisão do Eleitor. Revista Administração on line, v. 5, n. 3, 2004. Disponível em <http://www.fecap.br/ adm_online/>. Acesso em: 25 ago. 2009.

  1. II.     Autor entidade

A entrada é feita pelo próprio nome da entidade, por extenso.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

  1. III.     Autoria desconhecida

Em obras sem autoria, a entrada é feita pelo título. A primeira palavra deve ser escrita em CAIXA ALTA.

OBAMA pede suspensão de julgamentos em Guantánamo.Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 jan. 2009. Disponível em: <http://jbonline.terra.com.br/editorias/ cultura/>. Acesso em: 21 jan. 2009.

 

Baixe o folder em formato pdf.



ISSN 2317-3254