Contraponto

Revista do Departamento de História e programa de Pós-graduação em História do Brasil da UFPI.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, VOLUME 6, N. 1.

A revista Contraponto comunica que se encontra aberta a chamada de artigos para o dossiê temático "100 anos da Revolução Bolchevique" e artigos de temáticas livres, para a edição volume 5, n. 2.
O prazo para envio de trabalhos se encerra no dia 30 de junho de 2017. Com lançamento previsto para agosto de 2017.
Confira as normas de publicação em Diretrizes para Autores e faça cadastro para submissão online.
Segue a descrição do Dossiê:

Dossiê temático "100 anos da Revolução Bolchevique

A proposta deste dossiê temático é reunir estudos e pesquisas sobre a história, que se relacionem com as temáticas suscitadas pela comemoração do centenário da Revolução Russa, neste ano de 2017. O fio condutor deste dossiê se caracteriza pelo questionamento dualista sobre o que nós, estudiosos e sociedade, aprendemos com as experiências do passado, e como o passado se recicla no presente.  Encabeçada pela própria população, especialmente pelas operárias têxteis, a Revolução Russa explodiu em um momento de extrema austeridade econômica e de limitações, e controle dos soldados e camponeses. Foi a classe operária, que detinha em suas mãos o funcionamento das indústrias, e a partir da sua mão de obra, e da paralisação dessas indústrias, que conseguiram se fazer ouvidos.

Pretende-se, portanto, oportunizar neste dossiê, a submissão de textos, cujas temáticas dialoguem ou reflitam acerca da Revolução bolchevique, o militarismo na Rússia czarista, a Rússia sob o governo autocrático de Nicolau II, República Socialista, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a Revolução Comunista de 1917 e o marxismo, os regimes liberais, as contradições do comunismo, o desenvolvimento capitalista e os abalos nas estruturas agrárias (feudais) e políticas (czaristas), a transição entre o que se considera velho e o novo na política e economia socialista.

Este número também se dispõem a considerar as clivagens temáticas acerca da queda do Império Russo, a dinamização da constituição da República de linha esquerdista, e de todas as possibilidades e potencialidades que esse acontecimento histórico oportunizou para a história da inserção da democracia no mundo moderno; suas proximidades e distanciamentos com o Brasil, e a sua importância histórica na formação dos partidos de esquerda por todo globo; a conceitualização do trabalho e do direito dos trabalhadores, a concepção de cidadania, e a consolidação da luta pelos direitos sociais, culturais, políticos e econômicos das populações, sempre considerando o marco da Revolução Russa, como fator inspirador dessas mudanças.

Organizadores: Prof. Dr. Túlio Henrique Pereira, Profa. Dra. Sabrina Steinke


INDEXADORES:
Sumários.Org (http://www.sumarios.org/revistas/contraponto)

DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. (http://diadorim.ibict.br/handle/1/1051)aracteriza pelo questionamento dualista sobre o que nós, estudiosos e sociedade, aprendemos com as experiências do passado, e como o passado se recicla no presente.  Encabeçada pela própria população, especialmente pelas

Resultado de imagem para sumarios.orgResultado de imagem para sumarios.org

Notícias

 

CONVITE

 

O Conselho Editorial da revista Contra Ponto, do Departamento de História e Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí, convida a todos para o lançamento da mesma, que ocorrerá no dia 25 de junho, na Praça de Filosofia do Centro de Ciências Humanas e Letras.
A solenidade contará com a presença do corpo editorial, representante da instituição superior e atividade cultural.

 

 

 
Publicado: 2015-06-25 Mais...
 
Outras notícias...

v. 5, n. 2 (2016): História, literatura e mídias


Capa da revista


 

 

 

 

Indexadores

Resultado de imagem para sumarios.orgResultado de imagem para sumarios.org