O DIREITO DO ACESSO ÁS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS: CONHECENDO AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE, MOÇAMBIQUE

Janete Otte, Miguel Alfredo Orth

Resumo


Este trabalho objetiva discutir algumas informações recolhidas em nossa pesquisa de campo junto à Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, na África, no âmbito do projeto TEDUCA - Tecnologias Educacionais Digitais: Cooperação Transnacional e Interinstitucional na Produção de Conhecimentos em Educação e Formação de Professores – no que tange ao uso e à percepção dos professores quanto à pertinência e ao uso das mídias na educação. Metodologicamente trabalhamos com uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como nos valemos de um questionário disponibilizado via Google Docs, além de entrevistas com professores e gestores. Quanto aos resultados, percebe-se que existe um entendimento de que o uso das mídias na educação é importante, mas a falta de uma conexão de rede confiável e a falta de cultura de uso e difusão das mesmas dificultam a sua utilização. A análise das informações permitiu observar igualmente que a falta de capacitação dos professores também tem contribuído para o pouco emprego das tecnologias digitais na educação.


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