O OS DITOS E NÃO DITOS SOBRE A PRÁTICA DO SUPERVISOR NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA

Autores

  • DIANE MENDES FEITOSA Universidade Federal do Piauí
  • MARIA DA GLÓRIA CARVALHO MOURA Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/5871

Palavras-chave:

Supervisão escolar, Educação de jovens e adultos, Formação docente, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva que teve como objetivo analisar a ação supervisora e sua contribuição para a produção de saberes e práticas escolares na educação de pessoas jovens e adultas. A proposta teve como suporte teórico autores como: Moura (2006), Alarcão (2003, 2004), Saviani (2002), Rangel (2002), Medina (2002) e Brasil (1999, 2000). Para tanto, realizou-se uma investigação com catorze professores, sete diretores e sete supervisores que atuam em sete escolas da rede pública municipal de Teresina- PI. Elegemos a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha dos dados por ser considerada importante estratégia para obtenção de informações para estudos desta natureza. No tratamento dos dados foi utilizada a técnica da análise do discurso, tendo como suporte teórico as ideias de Pêcheux (2008) e Orlandi (2007, 2009). De acordo com o estudo coexistem diferentes concepções sobre a ação supervisora ocasionando a indefinição quanto ao seu objeto de trabalho e principalmente restringindo a sua contribuição para a transformação das práticas desenvolvidas na escola. Os resultados revelam, ainda, que a realização de atividades burocráticas é apontada como principais empecilhos encontrados pela supervisão escolar para a promoção de momentos estimuladores da reflexão da prática docente evidenciando que a ação supervisora no contexto escolar não tem conseguido fomentar ou apoiar o processo reflexivoformativo dos professores de EJA.

Biografia do Autor

DIANE MENDES FEITOSA, Universidade Federal do Piauí

Mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação – NIPPC- UFPI. Professora da rede estadual de ensino.

MARIA DA GLÓRIA CARVALHO MOURA, Universidade Federal do Piauí

Professora permanente do programa de pós-graduação em educação da UFPI. Coordenadora do Núcleo interdisciplinar de Pesquisa e práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC UFPI. Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos profissionais da educação Básica.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Do olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In: RANGEL, Mary. Supervisão pedagógica: princípios e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 11-55.

_______. TAVARES, José. Supervisão da prática Pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra-Portugal: Almedina, 2003.

ALONSO, Myrtes. A Supervisão e o desenvolvimento profissional do professor. In: FERREIRA,Naura. Syria Carapeto (Org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 167-181.

AMARAL, M ária João; MOREIRA, Maria; RIBEIRO, Deolinda. O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. (Org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996. p. 89-122.

BRASIL. Educação de jovens e adultos – parâmetros em ação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado / Ministério da Educação. Brasília: A Secretaria, 1999.

______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Brasília-DF. Parecer 11/ 2000.

BRITO, Antonia Edna. Sobre a formação e a prática pedagógica: o saber, o saber-ser e o saber-fazer no exercício profissional. Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, n. 12, p. 45-52,jan/jun, 2005.

GÉGLIO, Paulo César. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera. Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009, p. 113 – 120.

GÓMEZ PÉREZ, A. I. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

FERREIRA, Naura Syria Carrapeto. Supervisão educacional: novas exigências, novos conceitos, novos significados. In: RANGEL, Mary. Supervisão pedagógica: princípios e práticas. CampinasSP: Papirus, 2004. p. 81- 102.

FILIPKOWSKI, Mariléia Lilian. Do cotidiano percebido à ação supervisora: encaminhamentos para a formação continuada. Revista Olhar de Professor. Ponta Grossa, v.6, n 1, p. 41-58, 2003.

FRANCO, Francisco Carlos. O coordenador pedagógico e a questão do protagonismo juvenil. In:ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Org.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2009. p. 61-80.

GILL, Rosalind. Análise de discursos. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa como texto, imagem e som: manual prático. Petrópolis, Vozes, 2002.

MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão escolar: da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre:Edipucrs, 2002.

MOURA, Maria da Glória Carvalho. Teorizando a prática, construindo a teoria, um diálogo com a incerteza: desafios para o professor da Educação de jovens e adultos. Natal, 2006 a. 317f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2006.

NÓVOA, Antonio. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O Ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Trad. Lucy Magalhães. Petrópolis- RJ: Vozes, 2008. p. 217- 233.

______. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

LIVEIRA, Marli. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e fundamentos. 8. ed. Campinas:Pontes, 2009.

______. A análise de discurso em suas diferentes tradições no Brasil. In: INDURSKY, Freda;FERREIRA, Maria Cristina Leandro Ferreira (Org.). Michel Pêcheux e análise do discurso: uma relação de nunca acabar. São Paulo: Clara Luz, 2007. p. 75-87.

PACHECO, José. Escola da ponte: transformação da educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 5. ed.Campinas: Pontes, 2008.

LACCO, Vera. Maria. Nigro. de S. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera. Maria. N. de Souza; ALMEIDA,Laurinda Ramalho de (Org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2009, p. 47 – 60.

______; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervenção ou prevenção? In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera.Maria. N. de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2008, p. 25- 30.

RANGEL, Mary. Supervisão: do sonho à ação-uma prática em transformação. In: FERREIRA, Naura. Syria. Carrapeto (Org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 69-96.

SAVIANI, Demerval. A Supervisão Educacional em Perspectiva Histórica: da função à profissão pela mediação da idéia. In: FERREIRA, Naura Siria. C. (Org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Publicado

2015-10-26

Edição

Seção

Artigos