PROCESSOS TECNOLÓGICOS, EDUCAÇÃO E ARTE: REFLEXÕES SOBRE A CRIAÇÃO COM ENFOQUE PARA A EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • MIRIAM ARAÚJO NASCIMENTO Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/5872

Palavras-chave:

Docência, Arte, Processos, Tecnológicos, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O estudo aqui apresentado tem como proposta refletir sobre a criação com enfoque para a articulação entre Processos Tecnológicos, Educação e Arte. Como parte da pesquisa de contextualização conceitual, base epistemológica que estamos desenvolvendo, discutimos a docência priorizando o saber emergente, desenvolvido no entrelaçamento entre ensino-pesquisa-extensão, essencial para enfatizar a questão de que a produção de sentidos-conhecimentos é recorrente dos processos de vida. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o percurso dos sujeitos e sobre o potencial de criatividade destes, tendo em vista que é no percurso que acontece a criação de conhecimentos e de obras de arte e a própria composição do currículo sempre em processos criativos. Sendo que essas criações, seja na EJA – Educação de Jovens e Adultos, seja no ensino regular, constituem-se continuamente a partir das relações históricosocial, possuem caráter contextual, local, emergente, acontecimental e relacional. E, por isso mesmo, essas criações também provêm da relação do sujeito com suas experiências, com sua historicidade, com sua dinâmica interna e com a própria dinâmica do viver. A proposta deste estudo, todavia, evidencia que o ser humano em si mesmo teckné, se desenvolve num contexto de diálogo, transformação e criação, no qual cada um tem a possibilidade de experienciar, criar e ao mesmo tempo ampliar potencialidades geradas nas relações.

Biografia do Autor

MIRIAM ARAÚJO NASCIMENTO, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – Mpeja – Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Bolsista Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Especialista em Currículo de Formação Científica Tecnológica e Cultural - Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Especialista em História Social e Econômica do Brasil – Faculdade São Bento da Bahia (Fsbb). Licenciada em Desenho e Plástica – Escola de Belas Artes - Universidade Federal da Bahia (Eba-Ufba). 

Referências

ANSELMO, Rener. A Linha da Formatividade na Bahia. Cultura Visual. Revista do Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, Salvador, v. 1, n, 5. 2º Semestre. 2003. p. 104-114.

BARCELOS, Valdo. Educação de Jovens e Adultos: currículo e práticas pedagógicas. Petrópolis,RJ: Vozes. 2010

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 2000

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001

CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM,1998.

DANTAS, Tania Regina. Formação de professores em EJA: uma experiencia pioneira na Bahia. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 147-162,jan./jun. 2012.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: RN EDUFRN. São Paulo: Paulus, 2010. p. 80-95.

DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo:Ed. UNEB, 2003.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Tradução L. L. deOliveira. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996

FURLANETTO, E. C. “Individualização historia de vida e formação”. In: BARBOSA, R. L. L.; PINAZZA, M. A. (Org.). Modos de narrar a vida: cinema, fotografia, literatura e educação. São Paulo: Cultura acadêmica. 2010

GADOTTI, Moacir. MOVA, por um Brasil Alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire. 2008

_________. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez. 2003.

GARCIA, Roseli Amado da Silva. Em busca da essência: um pensamento plástico filosófico.Salvador: Editora da Faculdade Integrada da Bahia. FBI, 2003.

______. A produção artística e sua relação com as descobertas tecnológicas: uma breve apreciação. In: Norma Correa. (Org.). Artes visuais na Bahia. 1 ed. Salvador. J.J. Randam. 2003. p.71-76.

LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de. Tecnologias intelectuais e educação: explicitando o princípio proposicional/hipertextual como metáfora para educação e o currículo. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 401-416, jul./dez. 2004.

______. Tecnologias inteligentes e educação: currículo hipertextual. Rio de Janeiro: Quartet; Juazeiro, Bahia: FUNDESF, 2005.

______. Educação e contemporaneidade: processos e metamorfoses. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. p. 4-53.

LOWENFELD, V.; BRITTON, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou. 1977.

MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de currículo e autonomia pedagógica: o socioconstrucivismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Vozes. 2013.

MAY, Rollo. A coragem de criar. Tradução Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1975.

NÓVOA, Antonio; FINGER, Mattias. O método (auto) biográfico e a formação. Rio Grande do Norte: Ed. UFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópoles: Vozes, 1987.

______. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campos, 1990.

PEREIRA, R. C. B.; PEREIRA, R. de O. A questão da docência no ensino superior. Juiz de Fora:Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa.UFJF

STANGOS, Nikos. Conceitos de arte moderna. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 1991.

UCKER, Lílian; MARTINS, Raimundo. Escola: espaço/lugar onde os cotidianos são e estão sendo praticados. Goiânia: ANPAP, 2005. p. 430-440. 2 v.

VENTURA, Jaqueline. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, jan./jun. 2012.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Silvio Zamboni. 3. ed.São Paulo: Autores associados. 2006.

Publicado

2015-10-26

Edição

Seção

Artigos