POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • VALDETE CÔCO Universidade Federal Fluminense
  • SILVANA VENTORIM Universidade Federal do Espírito Santo
  • KALLYNE KAFURI ALVES Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8626

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Infantil, Docência, Políticas Educacionais

Resumo

Este estudo, integrante de uma pesquisa mais ampla sobre a configuração da Educação Infantil (EI), tematiza a formação continuada (FC) voltada aos docentes atuantes neste campo educacional, observando-se principalmente as iniciativas empreendidas nas políticas públicas. Com um referencial teórico-metodológico bakhtiniano, sintetiza um quadro de referências pautadas para o desenvolvimento de políticas públicas de FC. Dialogando estas premissas com a constituição do campo da EI, analisa iniciativas de FC desenvolvidas no Espírito Santo, em articulação com os dados nacionais sobre as funções docentes na EI. No bojo da luta pela qualificação da EI, evidencia a necessidade de observar uma dialogia da FC com a formação inicial, a constituição dos quadros funcionais e a especificidade do trabalho educativo com as crianças pequenas. As iniciativas mais próprias à FC dialogam com as políticas de reconhecimento e valorização dos profissionais, informando que os investimentos no empoderamento dos docentes estão implicados com fortalecimento da EI. Assim, a aposta na FC na EI não se efetiva de modo isolado, pois precisa associar-se a outras apostas de modo a compor um conjunto de investimentos que, articuladamente, mobilizem melhores condições para a configuração da primeira etapa da Educação Básica.

Biografia do Autor

VALDETE CÔCO, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Programa de Pós-Graduação em Educação: Linha de Pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores (PPGE/CE/UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). 

SILVANA VENTORIM, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Programa de Pós-Graduação em Educação: Linha de Pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores (PPGE/CE/UFES). Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (NEPE).

KALLYNE KAFURI ALVES, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. 

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Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos