http://revistas.ufpi.br/index.php/entrerios

Notícias

Submissão aberta para o próximo número da Revista EntreRios

 
Tema: Antropologia do Corpo

O tempo de hoje na sociedade é marcado por grandes transformações simbólicas e físicas que incidem sobre o corpo configurando subjetivações e relações sociais diferenciadas.  Os modelos de corpo produzidos na modernidade, em ênfase pelas referências biomédicas, ganharam relevância na maneira de ver-se e agir dos sujeitos. Entretanto, outros jogos simbólicos de ver-se e lidar com o corpo são construídos tanto nos atos inconscientes dos desejos, como nas esferas do social e do cultural.

O objetivo do próximo número da Revista EntreRios é publicar amplamente reflexões sobre o corpo nas dimensões culturais, históricas e subjetivas de forma a perceber-se as construções de corporalidades nas abordagens que não o essencializam e fixam significados. Neste sentido, privilegiam-se artigos no âmbito dos estudos e pesquisas na Antropologia e na Psicanálise. 

Atravessar tradições, experiências rituais e performances em que o corpo está em cena. Como também as transformações corporais, os fenômenos transgêneros, as cirurgias estéticas, a violência urbana, as práticas de esporte e lazer, a política e os discursos sobre o poder, as emoções. São esses e outros temas que nos movimentam neste número da Revista EntreRios sobre o corpo. Apostando numa perspectiva interdisciplinar, almejamos construir um espaço para troca de experiências e fluxo de informações e conhecimentos entre pesquisadores.

Esperamos que nossa comunidade de trabalho responda a este convite com intensa participação!

 

Organizadoras:

 

Prazo máximo para envio de trabalhos: 30/10/2018

 

 
Publicado: 2018-08-06
 
1 a 1 de 1 itens