ANÁLISE DAS MUDANÇAS DE USO DO SOLO E IMPACTOS CLIMÁTICOS: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DIRCEU ARCOVERDE EM TERESINA-PI

Felipe ferreira Monteiro, Ana Lucia Ribeiro Camillo Silveira

Resumo


Um dos principais impactos na área urbana das mudanças climáticas é o aumento de temperatura,  que tem como principais causas a diminuição da cobertura das áreas verdes, o aumento da cobertura da superfície urbana impermeabilizada. As aplicações de imagens de satélite são ótima ferramenta para analise das modificações na cobertura do uso solo pela urbanização. Este trabalho analisa as mudanças climáticas ocorridas no bairro Dirceu Arcoverde em Teresina/PI, a partir de imagens de satélites de 1989 e do ano de 2010. O objetivo é verificar a relação entre o aumento da densidade construída e da diminuição da cobertura vegetal  com o aumento da temperatura no bairro. O estudo demonstrou a influência da urbanização no aumento da temperatura na região e a necessidade de maior preservação das áreas verdes para minimizar os efeitos das mudanças climáticas.


Palavras-chave


Urbanização, ilhas de calor, imagens de satelite, SPRING

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v2i1.1072

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2