O ESTUDO DO PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO DA ZONA LESTE DE TERESINA-PI

Adjhones Souza Silva, Antonio Assis Assis Neto, Livânia Norberta Oliveira

Resumo


A verticalização é uma necessidade encontrada nas grandes cidades para solucionar os problemas de uso e ocupação do solo. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma descrição do processo de verticalização na Zona Leste de Teresina. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográficas através de consulta em livros e artigos científicos referentes aos estudos realizados sobre o processo de verticalização, assim como, o levantamento de dados em órgãos ligados ao setor da construção civil, principalmente a Prefeitura Municipal, órgão responsável pela aprovação dos projetos para construções de edifícios residenciais e comerciais na capital. Constatou-se que no final dos anos de 1980, surgiu de forma acentuada e consolidada na Zona Leste o processo de verticalização na cidade, devido à ação dos agentes produtores imobiliários e fundiários do espaço urbano, os quais estruturaram uma nova organização espacial na área em questão. Tal processo está relacionado à valorização dos terrenos, à boa infraestrutura, à segurança e comodidade. Verificou-se também que a verticalização aconteceu com o processo da evolução urbana, principalmente no Centro e na Zona Leste da capital, estando associada às ações das atividades econômicas e imobiliárias que atualmente passam por diversos investimentos do setor privado, ocasionando uma nova modelagem na infraestrutura urbana na área em questão.


Palavras-chave


Verticalização; Espaço urbano; Segregação; Teresina.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v2i2.1483

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2