TRABALHO, EDUCAÇÃO E CAPITAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANIZADORA?

Dionys Morais dos Santos

Resumo


Este estudo vem reforçar a necessidade de levar, à sociedade, conhecimentos acerca de uma realidade imposta e falseada por discursos políticos estatais que legitimam os interesses do grande Capital e que tem na escola seu lócus de reprodução. Por meio de uma revisão bibliográfica que enfatiza as relações estabelecidas entre Educação e Capital, constatou-se que através de um processo de internalização do discurso ideológico, os ideários da flexibilidade e da empregabilidade atuam, explicitamente, como "formadores" de mão de obra alienada, ordeira e adestrada para atender às exigências do novo modelo de produção. A escola, nesse contexto, não deve ser entendida como a multiplicadora do Saber ou mera reprodutora de conhecimentos institucionalizados, mas como instituição pública que atende aos interesses do Capital. Desta forma, fez-se necessário uma investigação teórica capaz de nos conduzir a uma compreensão das principais bases que sustentaram um modelo educacional dominante e de que forma autores que versam sobre esse tema colocam formas de superação dessa estrutura.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO; CAPITAL; ESTADO

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v3i1.1643

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2