ÁNALISE MORFOESTRUTURAL DO RELEVO DESENVOLVIDO SOBRE A FORMAÇÃO BARREIRAS NO ESTADO DA PARAÍBA ATRAVÉS DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS GERADOS POR SOFTWARE LIVRE

Max Furrier, Maria Emanuella Firmino Barbosa

Resumo


Esse trabalho refere-se à verificação morfoestrutural da folha Jacumã 1:25.000, localizada na Paraíba. A utilização de técnicas de geoprocessamento para essa análise, é considerada relevante, pois os produtos gerados são formidáveis para se evidenciar de maneira concisa a morfologia do relevo. Foram confeccionadas e analisadas as cartas hipsométrica, de declividade, de orientação de vertentes; análise da rugosidade do relevo, perfis topográficos e modelos em 3D. Para a confecção desses produtos utilizou-se o software livre Spring 5.1.7. Os resultados obtidos através dos produtos cartográficos gerados demonstram que a geomorfologia, bem como a rede hidrográfica da área estão atreladas a uma conjuntura morfoestrutural e não simplesmente ao fator climático.


Palavras-chave


Geomorfologia. Tabuleiros Litorâneos, Análise Morfoestrutural. Geoprocessamento. Rede Hidrográfica. Alto Estrutural.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v3i2.2131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2