O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

Edson Vicente Silva, José Manuel Mateo Rodriguez

Resumo


O artigo em questão aborda sobre a formação acadêmica de um geógrafo/licenciado em Geografia, tratando sobre a necessidade de se aprimorar a ênfase interdisciplinar e transdisciplinar no que corresponde à leitura, análise, diagnostico e planejamento do espaço geográfico. Relata que os diferentes núcleos disciplinares de Geografia: Humana, Física, Instrumental e Biogeografia, devem se integrarem em seus procedimentos teórico-metodológico. Discorre quanto aos aspectos legais e institucionais nas atribuições profissionais do licenciado e do bacharel em Geografia, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e as Leis 6.664/79 e 7.399/85. Em base as recomendações do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), são indicadas as atribuições profissionais do geógrafo nas áreas de meio ambiente, planejamento, cartografia, hidrografia, meio físico e turismo. Indica ainda os conteúdos disciplinares básicos na formação do geógrafo e do licenciado no ensino superior. Ao questionar o ensino da Geografia, discute-se a exclusão dos professores no que corresponde às reformas curriculares executadas nos escalões superiores do Ministério da Educação. Aborda finalmente as possibilidades de que o ensino de Geografia Física possa assumir uma visão interdisciplinar através das abordagens Socioambiental da Geoecologia das Paisagens e de integração inter-setoriais de grupos disciplinares que compõem o núcleo da Ciência Geográfica. Discute-se assim, a necessidade da busca de novos caminhos teórico-metodológico que tenha uma perspectiva interdisciplinar, complexa e sistêmica, ou seja a interação de diferentes concepções e visões do espaço geográfico.

 



Palavras-chave


Ensino. Geografia Física. Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v3i2.3046

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2