O BABAÇU NA ZONA URBANA DE TERESINA – PI: DISTRIBUIÇÃO E VIABILIDADE PAISAGÍSTICA

Lorran André Moraes, Roselis Ribeiro Barbosa Machado, Maria de Fátima Veras Araújo

Resumo


O babaçu (Attalea speciosa Mart. ex Spreng) é uma palmeira nativa do Brasil pertencente à família Arecaceae, sendo o gênero (Attalea Mart. ex. Spreng) um dos mais representativos dentre os 252 gêneros da família. A Espécie é predominante nos domínios fitogeográficos da Amazônia e Cerrado, ocupando enormes extensões de terra formando a zona de “babaçuais” principalmente nas regiões do norte e nordeste em direção ao centro. O Objetivo desta pesquisa foi quantificar a presença do babaçu presente na zona urbana da cidade de Teresina - PI, identificando os principais usos na cidade, é avaliando suas características e potencial a fim de permitir suas indicações para os diversos usos/ou modalidades na paisagem urbana. A pesquisa foi realizada na zona urbana de Teresina-Pi no período de 2009 a 2013, nos principais bairros foram identificados e quantificados os indivíduos.  Foram diagnosticados 808 indivíduos de babaçu presentes em vias públicas, praças e parques da cidade. A palmeira é detentora de um potencial paisagístico e estético é indicada para uso na arborização de vias públicas e de diversas áreas verdes como em parques, praças e jardins, pois, é altamente ornamental fazendo parte da composição florística e da arborização urbana de Teresina-PI.

Palavras-chave


Paisagem urbana; Palmeira ornamental; Potencial de uso paisagístico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v4i4.4193

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2