ESTUDOS GEOSSISTÊMICOS APLICADOS À BACIAS HIDROGRÁFICAS

Ernane Cortez Lima, Edson Vicente da Silva

Resumo


O presente trabalho constitui-se em reflexões sobre o estudo geossistêmico, sendo este o método de análise mais aplicado dentro da Geografia física, proporcionando a ciência geográfica uma aproximação entre os aspectos físicos naturais com os aspectos sociais e econômicos. Desta forma encontra-se uma vasta aplicação em estudos sobre bacias hidrográficas apontando para modelos de gestão, monitoramento, planejamento, manejo e zoneamento ambiental. Para tanto, faz-se necessário o discernimento sobre a ecodinâmica de Tricart (1977) e suas contribuições para os estudos ambientais, buscando assim, uma discussão sobre a inclusão da Teoria Geral dos Sistemas na geografia, bem como os estudos da paisagem e as contribuições do conceito de “espaço total”.


Palavras-chave


Geossistema. Bacia hidrográfica. Gestão ambiental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v4i4.4367

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2