VARIAÇÃO DA TEMPERATURA DO AR MÉDIA, MÍNIMA E MÁXIMA NO PERFIL TOPOCLIMÁTICO DA TRILHA CAMINHOS DO MAR (SP)

Denise Dias dos Santos, Sara Lopes de Moraes, Emerson Galvani

Resumo


O Objetivo deste trabalho é compreender a relação entre a variação da temperatura do ar média, mínima e máxima com a altitude no perfil topoclimático da Trilha Caminhos do Mar (SP) entre as altitudes de 80 a 732 m por meio de mapeamento baseado em imagem SRTM. Foram instalados nove mini-abrigos meteorológicos automáticos distribuídos ao longo do perfil. A relação entre a temperatura do ar e a altitude foi realizada por meio do coeficiente de correlação e da regressão linear simples. A partir disso, foi utilizadas imagens SRTM para espacializar as variáveis de temperatura na área de estudo. Encontrou-se forte correlação entre a altitude e temperatura do ar média (r=-0,99), mínima (r=-0,95) e máxima (r=-0,88). Considerando a variação altimétrica, os gradientes atmosféricos encontrados foram de 0,57°C.100 m-1 (temperatura média), 0,69°C.100 m-1 (temperatura mínima) e 0,77°C.100 m-1 (temperatura máxima). Por conseguinte o mapeamento permitiu concluir que as menores temperaturas do ar são encontradas no trecho de planalto do PESM e, conforme há o deslocamento para leste, em direção às menores altitudes e mais próximo do nível do mar, há aquecimento e aumento das temperaturas.

Palavras-chave


Temperatura do Ar; Altitude; Imagens SRTM

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i5.4878

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2