INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS DA CIDADE DE GARANHUNS-PE

Ana Maria Severo Chaves, Rosemeri Melo e Souza

Resumo


A pesquisa tem por foco a dinâmica das áreas verdes públicas (AVPs) urbanas, levando em consideração a importância dessas áreas na cidade e suas funções (ambiental, social e estética) como indicadores de qualidade ambiental urbana. Constitui o objetivo do estudo, elencar indicadores ambientais das áreas verdes públicas que contribuem para qualidade ambiental da cidade de Garanhuns-PE. Adotada a visão sistêmica como perspectiva metódica, tendo a paisagem como categoria geográfica referencial. Os procedimentos envolveram: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e elaboração de material cartográfico através de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os indicadores listados que possibilitam analisar as áreas em estudo são de caráter qualitativo (espacialização, tipologia das áreas verdes públicas e a presença de equipamentos de usos sociais nas mesmas) e quantitativo (quantidade das AVPs e a concentração arbórea). Os resultados demostram que as áreas verdes públicas encontram-se restringidas a localizações restritas dos bairros com melhor estrutura urbana, onde apenas 60% apresentam equipamentos de usos sociais. A espacialização, quantidade e concentração arbóreas das áreas verdes públicas são os indicadores que melhor possibilitam avaliar a qualidade ambiental urbana por permitirem uma visualização dos reflexos dessas áreas sobre a malha urbana.


Palavras-chave


Arborização. Espacialização. Qualidade Ambiental. Paisagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i5.4898

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2