O CONFLITO NO ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA RELAÇÃO “TERRA, TERRITÓRIO E PODER”

Emerson Dias de Oliveira, Vanessa Teixeira

Resumo


Este estudo tem por objetivo realizar uma discussão conceitual de conflitos pela/na terra (rural) a partir do propósito analítico de algumas das interações e estruturas espaciais imbricadas e interagindo no eixo “terra, território e poder”. As análises teóricas neste sentido intenciona trazer à tona algumas considerações que auxiliem na compreensão dos processos territoriais em ação/operação no espaço agrário brasileiro, os quais são expressos principalmente na forma dos conflitos sociais do/no campo. Como procedimentos metodológicos, o estudo encontra-se articulado por uma pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da questão conceitual de conflitos, terra, território, poder e espaço agrário pelos estudos de Freitas (2013); Germani (2009); Simmel (1983); Castro (2009, 2013); Raffestin (1993); Serra (2009); Oliveira (1994; 2007; 2015) e Tomiasi (2012). Um debate teórico-conceitual que dialoga alguns fragmentos de pesquisa desses autores com o cenário contemporâneo no campo brasileiro, o qual por ser contraditório e complementar subsidia o contínuo processo de conflito territorial no campo.


Palavras-chave


Conflito. Terra. Território. Poder.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i5.4929

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2