PERCEPÇÃO AMBIENTAL E ARBORIZAÇÃO URBANA EM TERESINA, PIAUÍ

Sunamita Lima da Silva, Maria Valdirene Araújo Rocha Moraes

Resumo


A necessidade de arborização urbana é uma realidade evidente em um país tropical, como é o caso do Brasil e principalmente a cidade de Teresina, capital do Piauí, por ser considerada uma das cidades mais quentes, devido a sua posição geográfica. Com base nesta constatação, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa acerca do Projeto ‘Teresina Mais Verde’, o projeto de arborização, a partir de um dos pontos de distribuição de mudas/viveiro da Zona Norte, por meio do programa “Teresina Mais Verde”. Diante deste cenário, objetivou-se analisar como o interessado em adquirir mudas no viveiro em estudo concebe o que diz respeito à Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada a partir de protocolos de análise qualitativa, em duas etapas: revisão bibliográfica, visita técnica junto aos órgãos responsáveis pelo projeto (Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro-Norte. No segundo momento foi realizado as entrevistas individuais, com os interessados em adquirir mudas. Os principais resultados alcançados demonstram que a iniciativa é muito boa, porém a questão não é apenas produzir mudas e distribuir à população, pois quando se planeja uma proposta como esta têm que se traçar estratégias específicas, para que, de fato, os objetivos sejam alcançados. A cidade estudada ainda possui um caminho longo a ser percorrido, porém, o primeiro passo já foi dado no sentido de a população participar ativamente, sendo os benefícios, além da melhoria do conforto térmico, o resgate à identidade e à autoestima da cidade.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Parques Ambientais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i3.4956

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2