O TRANSPORTE COLETIVO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM TERESINA

Simone Rodrigues da Silva, Carlos Rerisson Rocha da Costa

Resumo


Este artigo apresenta uma análise do papel do transporte coletivo na produção do espaço urbano de Teresina, capital do Piauí. Discutimos a produção do espaço urbano, situando-a na urbanização contemporânea e apresentando o caráter segregador da disponibilização seletiva dos meios de consumo coletivo nas cidades. Demonstramos especificamente a importância da circulação e da mobilidade urbana no processo de produção do espaço urbano, ressaltando nesse contexto o papel dos transportes coletivos. A partir das atividades de pesquisa realizadas – incluindo revisão bibliográfica e atividades de campo – apresentamos elementos do desenvolvimento histórico e do funcionamento dos transportes coletivos em Teresina, pondo em evidência sua distribuição espacial desigual e suas relações com sua urbanização de caráter segregador.


Palavras-chave


Transporte coletivo; Espaço urbano; Segregação socioespacial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i3.4980

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2