TERESINA, CIDADE VERDE: para além da imagem poética, uma necessidade

José Bueno, Lúcia Maria de Sá Antunes Costa

Resumo


A visão do homem sobre a natureza tem sido dinâmica ao longo da história: ora de medo, ora de domínio, ora de inclusão, ora de exclusão do humano. Entre os componentes do ambiente natural, a vegetação é um dos elementos que permanece no imaginário humano diante da urbanização e que tem contribuído para a (re)configuração de valores culturais/estéticos/paisagísticos/ecológicos frente aos bens naturais/ambientais a serem preservados nas cidades. A cidade, enquanto obra inacabada, é um espaço em que as mudanças são mais perceptíveis e, ao mesmo tempo, visíveis a impactação das atividades humanas sobre a natureza. Porém, observa-se nesse ambiente a existência de componentes espaciais que servem de suporte para o estabelecimento das imagens urbanas, como a vegetação. Nesse ambiente em permanente (re)construção, as transformações socioespaciais nem sempre significam a ruptura com a identidade espacial decorrente, em sua grande parte, das imagens consolidadas no imaginário social. Nesse contexto, o objetivo desse artigo é discutir as ideias e ações em torno da imagem da cidade de Teresina – como Cidade Verde, “título” dado pelo poeta maranhense Coelho Neto em 1899. Essa análise será feita através dos referenciais bibliográficos e das observações imagéticas urbanas teresinenses, buscando destacar a origem e a consolidação da imagem da capital piauiense associada à cobertura vegetal e, ao mesmo tempo, identificar as ações desenvolvidas para a manutenção dessa imagem no imaginário urbano e social. Por fim, identificar os desafios de manutenção dessa imagem espacial, mesmo diante da importância da vegetação para a qualidade de vida e do ambiente urbano, visto que o acelerado e desordenado crescimento urbano por que passa Teresina, desde meados do século XX, é cada vez mais consumidor de espaço e, portanto, pontencializador de redução da vegetação no espaço urbano.


Palavras-chave


Vegetação Urbana. Imagens Urbanas. Cidade Verde. Teresina

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i3.5033

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2