IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE RISCO A INUNDAÇÕES E ENCHENTES NA CIDADE DE SOBRAL-CE

Nágila Veiga Adrião Monteiro, Raimundo Azevedo Aguiar Neto, José Wellington Severiano de Lima, Davis Pereira de Paula

Resumo


As inundações e enchentes causam elevados impactos às cidades, podendo envolver riscos de vida e perda de bens materiais, danos ao patrimônio público e privado e, ainda, podem atuar como vetor de inúmeras doenças. É comum as cidades se desenvolverem as margens dos rios e riachos, alterando profundamente os componentes geoambientais. Nesse caso, o adensamento urbano em áreas inapropriadas deve ser evitado através da política de desenvolvimento urbano municipal. A cidade de Sobral, localizada no estado do Ceará, foi uma das 821 cidades mapeadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em 2012, no qual foram identificadas 29 áreas de risco, sendo que dessas, dez são de risco de inundação e enchentes. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo abordar os principais aspectos relacionados a essas dez áreas de risco, avaliando condicionantes, potencialidades e limitações. A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada em um levantamento da literatura pertinente ao assunto, seguida de visitas de campo para análise das áreas de risco identificadas pela CPRM. Também foi construído um banco de dados em ambiente do Sistema de Informações Geográficas para identificação e classificação das áreas de risco em Sobral-Ce. A partir dos dados analisados, e dos parâmetros estabelecidos pela CPRM, conseguiu-se avaliar as necessidades de cada área. Das quais, a maioria depende de medidas provenientes do poder público para serem executadas, já outras, como o controle das poluições pontuais, estão ligadas a questões locais e sociais de cada área em questão.

 


Palavras-chave


Áreas de risco, Urbanização, Impactos ambientais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i4.5207

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2