CARTOGRAFIA SOCIAL: INSTRUMENTO DE LUTA E RESISTÊNCIA NO ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA PRAINHA DO CANTO VERDE, BEBERIBE- CEARÁ

Nátane Oliveira Costa, Adryane Gorayebe, Edson Vicente Silva, Jader Oliveira Santos, Antônio Jeovah Andrade Meireles

Resumo


Este artigo objetiva apresentar um conjunto de experiências que viabilizou a elaboração de mapas sociais da Reserva Extrativista Marinha da Prainha do Canto Verde, representando um diagnóstico dos conflitos socioambientais e as propostas da comunidade para resolução dos problemas encontrados. No que concerne aos procedimentos metodológicos, o referencial teórico foi fundamentado nos estudos de Acselrad (2008); Almeida, (2008); Chaplin, (2005); Ramirez Vilarreal (2008); Carvalho, (2014), dentre outros. Enquanto aporte metodológico, a Cartografia Social possui fundamentos na investigação-ação-participação, neste caso sendo considerado também os conceitos de território e paisagem. O mapeamento social foi constituído por meio de oito oficinas, a saber, i) assembleia geral; ii) diagnóstico participativo; iii) teia de problemas; iv) potencialidades; v) mapa de recursos pesqueiros; vi) zoneamento propositivo, vii) ajustes dos mapas e, viii) apresentação dos mapas. Acredita-se que as ações efetivadas contribuíram para a fortificação da luta diante dos conflitos socio-ambientais no âmbito local.


Palavras-chave


Cartografia Social; Reserva Extrativista Marinha; Conflitos territoriais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i4.5217

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2