[IN]CI(PI)ÊNCIA: PANORAMA GERAL DOS ESTUDOS SOBRE BIODIVERSIDADE NO PIAUÍ

Francisco Soares Santos-Filho, Suzianne Raquel Valadares Sales Sousa

Resumo


Este trabalho apresenta dados de levantamento bibliográfico sobre estudos da biodiversidade animal e vegetal na circunscrição geográfica do Piauí, incluindo registros de espécies. O objetivo foi detectar a abrangência destes estudos tendo em vista que o Estado passa por vertiginoso desmatamento para crescimento de sua área plantada. A pesquisa foi realizada com o recorte temporal entre 2003 e 2013, e incluiu apenas estudos realizados e publicados em fontes seguras. Os dados foram alocados de acordo com os ecossistemas tomando como referencial classificação científica utilizada no planejamento de ações governamentais, e considerando a biodiversidade de cada ecossistema (cerrado, caatinga, mata de babaçuais, litoral, écotonos setentrionais e ecótonos meridionais). A pesquisa abrangeu 34 periódicos nos quais foram considerados 31 artigos abordando a flora e 35, a fauna. Os ecótonos setentrionais abrangeram a maior parte dos estudos da Flora, enquanto a Mata de Babaçu abrangeu a maior parte dos estudos de fauna. Considerando a expansão do agronegócio e o baixo número de trabalhos publicados, verificamos a necessidade de ampliar pesquisas científicas para que possamos fazer melhor uso de recursos naturais de modo sustentável.

Palavras-chave


Biodiversidade Vegetal. Biodiversidade Animal. Piauí. Agronegócios.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i2.6437

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2