ANÁLISE DOS CONDICIONANTES PREDISPONENTES DOS ESCORREGAMENTOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO BACANGA, SÃO LUÍS, MARANHÃO

Danyella Vale Barros França, Quésia Duarte Silva, Cristiane Mouzinho Costa

Resumo


Os escorregamentos, são tipos de movimentos de massa que, fazem parte da dinâmica da paisagem mas que podem ser deflagrados pela influência antropogênica no ambiente. Neste sentido, este trabalho objetivou analisar os condicionantes predisponentes dos escorregamentos em dois bairros inseridos na bacia hidrográfica do Bacanga, município de São Luís – MA.  Sob o ponto de vista teórico-metodológico e para o alcance dos objetivos realizou-se um levantamento cartográfico dos dados referentes a bacia hidrográfica em questão e dos bairros estudados, elaborou-se mapas temáticos das características geoambientais os quais foram operacionalizados em ambiente de Sistema de Informação Geográfica – ArcGis 10.2, sequenciado pela validação in loco. Realizou-se dez trabalhos de campo para a validação do mapeamento e para a coleta das amostras de solos das cicatrizes dos escorregamentos. Analisou-se os parâmetros físicos das amostras coletadas no Laboratório de Geociências da UEMA. Desta forma, obteve-se como resultado a análise dos condicionantes geológicos, geomorfológicos e pedológicos das três áreas afetadas pelos fenômenos sendo uma situada no bairro Salinas do Sacavém e duas no bairro Vila Embratel. Em termos pedológicos analisou-se as propriedades físicas dos solos coletados nas cicatrizes dos escorregamentos. Conclui-se que os condicionantes físicos são predisponentes indiretos dos escorregamentos nos bairros estudados e que o fator deflagrador tem sido a ação antrópica associada às chuvas episódicas ocorrentes nas áreas em questão. 

Escorregamentos. Salinas do Sacavém. Vila Embratel. Bacia Hidrográfica do Bacanga. São Luís.


Palavras-chave


Escorregamentos. Salinas do Sacavém. Vila Embratel. Bacia Hidrográfica do Bacanga. São Luís.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v6i2.6545

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2