ANALISE DA EVOLUÇÃO DA ILHA DE CALOR NA CIDADE DE CUIABÁ E ALTERAÇÕES DURANTE O EVENTO EL NIÑO

Henrique Nicolau Grillaud Maranholi, Alfredo Zenen Dominguez Gonzalez

Resumo


No Brasil, o processo de urbanização desenvolveu-se de forma muito rápida e sem planejamento, especialmente entre as décadas de 1950 e 1980, época em que o intenso êxodo rural, combinado com um alto crescimento populacional, resultaram na multiplicação e crescimento desordenado de grandes centros urbanos no país: somente no período compreendido entre 1940 e 1996 a população brasileira cresceu cerca de quatro vezes (SANTOS e SILVEIRA, 2008). Sua concentração em centros urbanos atingiu 84,35% da população total nos últimos anos (IBGE, 2010). No caso da cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, o acelerado desenvolvimento urbano das últimas décadas tem reduzido drasticamente a cobertura vegetal da cidade (substituição da vegetação nativa por construções, calçamentos e pavimentação), provocando alterações na temperatura da superfície terrestre e do ar adjacente. Portanto o objetivo da pesquisa foi analisar a evolução da ilha de calor na cidade de Cuiabá e possíveis alteração durante o evento El Niño. Foram analisadas imagens de satélites obtidas por sensores termais nos anos de 1986, 1995, 2005 e 2015. Para a obtenção do mapa temático de evolução das ilhas de calor em Cuiabá foi utilizada a metodologia proposta por Coelho (2013). Os dados de precipitação e temperatura da cidade de Cuiabá foram coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Aplicou-se o método de Mann-Kendall para averiguar se os dados possuem tendência e para verificar a sazonalidade foi utilizado o teste de Fisher (MORETTIN E TOLOI, 2006). Em contrapartida a outras pesquisas desenvolvidas, o evento El niño analisado não causou considerável interferência no clima local e nas ilhas de calor. Contudo, é importante a realização de outras pesquisas sobre este assunto na Cidade de Cuiabá. Dessa forma ter-se-á um quadro com mais dados que apontem a relação entre as alterações no clima local e as mudanças climáticas.


Palavras-chave


Ilha de Calor; Clima urbano; Mudanças Climáticas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6900

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2