DINÂMICA FLUVIAL E USO/OCUPAÇÃO DA TERRA DO CÓRREGO RIO BONITO NO MUNICÍPIO DE NOVA CANAÃ DO NORTE/MATO GROSSO

Patricia Alves da Silva, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Bruna da Cruz Andrade

Resumo


A pesquisa objetivou-se avaliar a dinâmica fluvial, bem como identificar os tipos de uso/ocupação da terra do córrego Rio Bonito, no município de Nova Canaã do Norte/Mato Grosso. Realizou-se o levantamento bibliográfico; consultas em órgãos públicos IBGE e SEPLAN; trabalho de campo para instrumentalização das margens pela técnica (pinos e estacas), coleta de sedimentos (fundo, suspensão e margem), quantificação das variáveis hidrodinâmicas (profundidade, velocidade e largura); trabalho de gabinete (confecção da base cartográfica, cálculo de vazão, quantificação da erosão marginal); análise em laboratório pelo método de pipetagem (dispersão total) e peneiramento. O córrego Rio Bonito foi selecionado para essa pesquisa,  pois o município está em pleno desenvolvimento e a população que utiliza o córrego contribui com mudanças significativas no seu sistema hídrico. Na hidrossedimentologia registrou grande quantidade de areia fina sendo transportado no fundo do canal e na composição das margens. Vale ressaltar que o rio é utilizado para abastecimento de água da cidade.  Nessa perspectiva, essa pesquisa fornece informações imprescindíveis sobre o aporte de sedimentos no córrego Rio Bonito, com mudanças significativas que interferem em mudanças no regime fluvial da bacia hidrográfica do rio Teles Pires.


Palavras-chave


Recursos Hídricos; Intervenções Antrópicas; Hidrossedimentologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6909

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2