DINÂMICA DO USO/OCUPAÇÃO E COBERTURA DA TERRA NO ENTORNO DO RIO TELES PIRES NOS MUNICIPIOS DE COLÍDER E ITAÚBA – MATO GROSSO

Vanicleia Lima de Souza, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Bruna da Cruz Andrade

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução do uso/ocupação da terra em ambientes de cobertura vegetal no entorno do rio Teles Pires entre os municípios de Itaúba e Colíder/Mato Grosso. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo; confecção de mapas de uso (1996 a 2016) consulta no site do IBGE, tabulação e análise dos dados na abordagem geossistêmica. Essa pesquisa envolveu trabalho de campo para reconhecimento, observação e descrição das áreas degradadas e o geoprocessamento que contribuiu para o conhecimento das áreas de estudo. Os resultados demonstram a constante modificação da paisagem, influenciando na dinâmica ambiental da região. A retirada da vegetação das Áreas de Preservação Permanente contribui com mudanças significativas no sistema fluvial do rio Teles Pires.


Palavras-chave


Uso/ocupação; Área de Preservação Permanente; UHE; Rio Teles Pires

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6911

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2