O ENSINO DE CARTOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS/MA: abordagens e realidades em sala de aula

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Alessandra de Abreu Andrade, Luciano Silva Gouveia

Resumo


A Cartografia e a Geografia possuem vínculos que, com o passar dos anos, tornam-se mais efetivos e dinâmicos, tendo em vista que as representações realizadas pelo conhecimento cartográfico serve como subsídio para investigações geográficas e no âmbito da Geografia Escolar. O objetivo do estudo é discutir a utilização da Cartografia no ensino de Geografia em escolas públicas da cidade de Caxias/Maranhão, destacando a participação dos sujeitos mais próximos (alunos e professores) no processo de ensino-aprendizagem. Fez-se uso do método Dedutivo e pesquisa Exploratória com caráter quali-quantitativo, subsidiando a aplicação de questionários (aos alunos) e a realização de entrevistas semi-estruturadas (aos professores). Foram notados cenários distintos se comparadas as escolas “A” e “B”, tendo em vista abordagens diferenciadas nessas escolas. Sobre os alunos, a compreensão pelo campo de estudo da Cartografia e da Geografia se diferenciou à medida que foram identificadas as dificuldades de compreensão dos conteúdos de Geografia por meio da Cartografia. Quanto aos professores, os mesmos apontaram a relação da sua formação docente no atual cenário de utilização das estratégias didáticas. Nesse sentido, de acordo com os relatos, não houve um preparo adequado no curso de formação docente, e isso contribuiu para certa carência no que se refere à segurança no domínio desse conteúdo e proporciona uma série de desafios. Assim, pôde-se chegar à conclusão de que a alfabetização cartográfica nas escolas é ainda inicial/incipiente e que os professores demonstram dificuldade em ensinar o conteúdo principalmente relacionado à sua formação docente.

Palavras-chave


Cartografia; Alunos e Professores; Escolas Públicas; Caxias/MA.

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Revista Equador, ISSN 2317-3491, Universidade Federal do Piauí.