VARIABILIDADE DA ENTROPIA PLUVIAL ENTRE OS MUNICÍPIOS SÃO BENTO DO UNA, SERRA TALHADA E CARUARU (PERNAMBUCO – BRASIL) EM PERÍODO DE EL NIÑO (A)

Raimundo Mainar de Medeiros

Resumo


Avaliar a entropia da precipitação para os municípios de São Bento do Una, Serra Talhada e Caruaru - PE, durante os anos 2012, 2016, 2008 e 2011 com atuação do El Niño (a) e suas variabilidades nos períodos secos e chuvosos. Utilizou-se de cálculos estatisticamente para definir, média e seus comparativos. Os dados foram calculados em planilha eletrônica e aplicados às equações para a entropia anual, mensais e nos períodos seco e chuvoso, considerando como período seco os meses em que a precipitação foi inferior à média mensal anual. Os índices pluviais estão interligados as irregularidades e as atuações dos sistemas meteorológicos de micro e escala local que ocasionaram índices pluviais abaixo da média históricas municipais. Nos municípios: São Bento do Una e Serra Talhada à atuação do El Niño(a) não está relacionada a aumentos ou redução dos índices pluviais. Os cenários pluviométricos incorporam de forma adequada à variabilidade espacial e temporal das chuvas, é ajustada com a realidade, permitindo tornar a classificação e a regionalização climática acertada aos modelos de previsão em uso no Brasil. A entropia é uma técnica eficaz para a avaliação da variabilidade de dados em torno da média, podendo ser amplamente usada na meteorologia e climatologia.


Palavras-chave


Teoria de Shannon, grandeza termodinâmica, variabilidade interanual

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i1.8189

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2