RELAÇÕES DE TRABALHO, MIGRAÇÃO E PESCA NA COLÔNIA Z-3 –OIAPOQUE-AMAPÁ.

Carla Adriana Rosário Teles, Patrícia Rocha Chaves, Daguinete Maria Chaves Brito

Resumo


 O município de Oiapoque perante o cenário nacional e regional tem eximia significância, do ponto de vista político e econômico desde formação histórica até os dias atuais. Elemento fundamental na composição dessa formação histórica são os fluxos migratórios e localização estratégica. Logo, esta pesquisa constatou que essa migração se insere particularmente no setor pesqueiro, causando disputa pela parcela do território onde se desenvolve a atividade. Oiapoque está situada numa área de fronteira com Guayana Francesa e Suriname e sua formação é dada por diversas fases de ocupação com diferentes elementos de estruturação territorial. O objetivo desse trabalho e analisar compreender o estudo sobre as questões referentes ao território e a pesca, pois são de grande relevância por conta de a mesma ser uma atividade econômica de fundamental importância no município em suas relações econômicas e políticas a nível local e regional, e como esses elementos tem se difundido neste município dado os conflitos surgidos a partir das relações sociais nessas diferentes escalas.   


Palavras-chave


Migração; Território; Conflitos; Pesca

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9137

Apontamentos



Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2