RELEVÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL VOLTADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PRÁTICAS APLICADAS NO ENSINO NÃO FORMAL

Pamela Larissa Souza Souto, Francisco Jam’s Willame Carneiro Barbosa, Suedio Alves Meira, Tacyele Ferrer Vieira

Resumo


O ser humano aprende a reconhecer e a relacionar-se com o espaço em que vive desde os seus primeiros pulsos nervosos, ainda no ventre materno. A cada dia vivido e, até o seu último dia de vida, o ser é capaz de aprender algo novo, mas são os conhecimentos adquiridos nos primeiros anos de vida que permanecem até o final dela. A Educação Ambiental quando se torna realidade na Educação Infantil, torna-se um subsídio necessário para que haja a construção de uma consciência coletiva preocupada com as questões ambientais e, como consequência, a construção de um futuro menos devastador A Arte-Educação se mostra como uma forma de aproximação bastante eficaz que, atuando como uma ponte, liga a criança ao ambiente e desperta-a para inúmeras reflexões, dentre elas, o consumo e o descarte inadequado dos resíduos. A ludicidade das atividades produzidas não só aproxima a criança dessa realidade, como também a faz querer mudá-la.

 


Palavras-chave


Meio Ambiente; Ecopedagogia; Arte-educação

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DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9144

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Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

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