VARIABILIDADE DA TEMPERATURA EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA, DE 2016-2017

Lucas Libarino Barbosa, Artur José Pires Veiga, Alane Aparecida de Abreu Silva

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar a variabilidade da temperatura do ar na cidade de Vitória da Conquista - BA nos anos de 2016 a 2017, as variações de máxima, mínima e, principalmente da amplitude térmica, com dados diário, mensal e anual. Os dados foram analisados estatisticamente com produção de gráficos para suporte nas análises. O estudo demonstrou que a média da temperatura do ar em 2016 teve máxima de 27,4ºC e mínima de 16,2ºC, com amplitude térmica de 11,2ºC. Em 2017 evidenciou máxima de 25,4ºC e mínima de 16,7Cº e amplitude térmica de 8,7ºC, o que está dentro da normalidade, porém, ao reduzir a escala temporal de estudo, observou-se que a cidade passou por intensas amplitudes térmicas, como demonstrou os dados diários, com valores de até 17,5ºC em um dos dias do mês de janeiro de 2017. Esse mês foi atípico para ocorrências deste fenômeno, pois, a probabilidade de ocorrência se dá no final do outono e início do inverno, e não no verão, como foi identificado nesta pesquisa. O estudo demonstrou que a cidade passou por intensas amplitudes térmicas, fator preponderante que pode provocar danos à saúde e o bem-estar da população.

Palavras-chave


Amplitude Térmica; Temperatura; Bem-estar; Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9225

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2