ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DAS ÁREAS DE PERIGO A ESCORREGAMENTOS NO BAIRRO DA MACAXEIRA, RECIFE (PE)

John Kennedy Ribeiro de Santana, Dinah Rebeca Dantas Silva, Edwilson Medeiros dos Santos, Gabrielle Fernanda Silva dos Santos, Fabrizio Luiz Rosito Listo

Resumo


O município de Recife sofre anualmente com eventos de escorregamentos, sobretudo em função do crescimento urbano em áreas de tabuleiros costeiros, associado com a ineficácia de planejamento e de gestão, contribuindo para o surgimento de muitas áreas de perigo, destacando-se o bairro da Macaxeira, zona norte da cidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar as áreas de maior perigo a escorregamentos por meio da evolução do uso da terra em um período histórico de 38 anos, identificando e relacionando as principais pressões antropogênicas nas áreas de maior declividade no bairro da Macaxeira, Recife. Foram utilizadas imagens de satélites de três décadas distintas para a análise evolutiva e um mapa de declividade, gerado a partir de um Modelo Digital do Terreno de alta resolução. Os resultados mostraram que o bairro sofreu um grande aumento da urbanização nos últimos 38 anos, muitas vezes sem planejamento adequado, o que permitiu o surgimento de muitas áreas de perigo, que corresponderam a quase 30% da área total do bairro.


Palavras-chave


Escorregamentos; Análise evolutiva do uso da terra; Perigo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9226

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2