FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC PARA UMA ALFABETIZAÇÃO DE SUCESSO

analia dourado rodrigues

Resumo


O relato de experiência que aqui se apresenta surge da experiência de cursista da formação continuada de disciplinas de língua portuguesa e matemática do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – que teve início no ano de 2013. Elaborado e desenvolvido pelo Ministério da Educação do Brasil, em parceria com os governos estaduais e municipais, o PNAIC tem por objetivo assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Para tanto, as ações desenvolvidas nessa proposta formam um conjunto integrado de programas, materiais didáticos e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Este trabalho apresenta informações relevantes nos relatórios completos desta cursista do município de Teresina – PI.  Resultado da formação continuada realizada com os alfabetizadores desse município, trabalho este, orientado pela formadora e orientadora de estudos do PNAIC, no Centro de Formação Odilon Nunes. Este relato de experiência abre possibilidades de ação para a ampliação dos processos de alfabetização no ambiente escolar. Seu objetivo é orientar o fazer pedagógico para uma alfabetização eficaz, que contribua para o gosto pela leitura, o prazer pelo conhecimento através das palavras

Palavras-chave


Alfabetização, Formação Continuada, PNAIC

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-2754