UMA COISA É O IDEAL, OUTRA COISA É O POSSÍVEL: CURRÍCULO, ANSEIOS, PERSPECTIVAS E REALIDADE DE LETRAS/FRANCÊS - UM NOVO CAMINHAR PARA A LICENCIATURA

Eduardo Dias da Silva

Resumo


O conteúdo desta pesquisa, em andamento, é desenvolvido através de um estudo qualitativo que se insere na perspectiva interpretativista de modalidade de análises descritiva, documental e discursiva sob a perspectiva hermenêutica de Ricoeur (1976; 1978; 1989; 1990) e da Análise de Discurso Crítica (ADC) de Fairclough (2003; [1992]2008). Nós preocupamos, neste estudo, em discutir e elaborar um novo caminhar para a licenciatura em Letras Francês da Universidade de Brasília, promovendo uma discussão a respeito do currículo deste curso para a Educação Básica, de forma crítico-reflexiva e inovadora. Trata-se de uma formação que não é somente transmissiva, no que se refere aos métodos e às técnicas, mas um movimento de mão dupla, pois se cria vida nos espaços concretos da universidade e dos ambientes de ensino-aprendizagem em torno das questões que emergem nesses contextos. Assim, pretendemos (re)pensar o currículo de licenciatura em Letras Francês como tendo uma formação humana para que os estudantes possam desenvolver capacidades para agir socialmente tanto em situações acadêmicas e/ou profissionais específicas. Pois hoje, entendemos que uma educação de qualidade só é alcançada pelos estudantes, se os professores os levam a refletir sobre situações que os rodeiam no mundo real. Após o estudo dessa área do conhecimento humano, entendemos que para se atingir estes objetivos nos estudantes, os professores devem fazer da sala de aula um laboratório, levantando sempre situações-problemas que instiguem os estudantes a pensar.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.