CATEGORIZAÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO NA REFERENCIAÇÃO: UMA ANÁLISE DESTE PROCESSO EM MATÉRIA DE VEJA

Rita Alves Vieira

Resumo


O trabalho em foco é resultado da nossa inquietação por entender como os objetos de discurso são categorizados no processo de referenciação, instabilizando e estabilizando categorialmente os sentidos evocados por tais objetos. Para tanto, cumpriu-nos o objetivo geral de: á luz de Marcuschi (2007) e (2012), Mondada e Dubois (2014), Apothéloz (2014), analisar os aspectos categoriais de objetos de discurso observando as instabilidades e estabilidades das dimensões linguística, cognitiva e discursiva da constituição dos textos/discursos no processo de referenciação. O corpus selecionado para análise é uma reportagem da revista Veja, na seção/no painel Educação, sob o título: Você sabe o que estão ensinando a ele?, de autoria das jornalistas Mônica Weinberg e Camila Pereira e publicada na edição 2074, de agosto de 2008. Embasamo-nos também em Cavalcante (2010), Costa Val (2000), Koch (2009) e Sandig (2009). Os resultados nos levaram a entender que a instabilidade e estabilidade categorial dos referidos objetos de discurso são constitutivas da reportagem analisada e contribuem para que esta persiga seu propósito de esclarecer, mas também de persuadir enquanto gênero midiático que aborda um assunto abrangente, sério, instigante e referente a práticas interacionais da Educação do Brasil.


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