Microbiota fúngica no ar em unidades de terapia intensiva e centros cirúrgicos

Daniela Furtado Rodrigues de Andrade, Helen Maria Gomes da Silva, Vanessa Moura Carvalho, Marcos André Siqueira de Sousa, Maria do Rosário Conceição Moura Nunes, Daniela Reis Joaquim de Freitas

Resumo


Objetivos: Avaliar a prevalência da microbiota fúngica no ar em unidades de terapia intensiva e centros cirúrgicos, com foco no monitoramento em condicionadores de ar. Método: Revisão bibliográfica na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Science direct, utilizando-se textos publicados na íntegra online, entre 2004 e 2014 e em qualquer idioma. Resultados: A análise permitiu a verificação de variadas espécies fúngicas. Houve a predominância de cinco gêneros: Aspergillus, Fusarium, Penicillium Cladosporium e Curvularia com prevalência entre 5% e 15%; sendo os principais responsáveis por doenças como bronquite alérgica, infecções pulmonares, otite e sinusite fúngica.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/repis.v1i1.3210

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Bases/Indexadores:

Internacionais: CuidenIndex Copernicus InternationalResearch BibleLatindexCrossRefScholar Google; REDIB; PKP Index; DOAJ; MIAR; Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); BDEnf.

Nacionais: DiadorimIBICTSumarios.orgLIVRE; periodicos CAPES.

REPIS is available in: Publons

ISSN: 2446-7901