Revista Prevenção de Infecção e Saúde


Imagem para capa da revista

A Revista Prevenção de Infecção e Saúde (REPIS), foi criada em 2015, pelo Núcleo de Pesquisa em Prevenção e controle de Infecção em Serviços de Saúde (NUPCISS), da Universidade Federal do Piauí  com o objetivo de proporcionar aos profissionais da saúde um veículo cientifico e eficiente  para divulgação de seus trabalhos.

A Revista Prevenção de Infecção e Saúde (REPIS), publica manuscritos nas seguintes categorias: Original, Revisão Sistemática e Integrativa de Literatura, Textos reflexivos, Texto Informativo, Estudo de Caso Clínico, Relato de Experiência, Atualizações, Resenhas e Short Communication.

1. Editorial: Restrito a no máximo 2 lauda, é de responsabilidade do(s) editor(es).

2. Originais: Resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, com resultados inéditos e que agreguem valores à área da saúde. São também considerados originais as pesquisas de metodologia qualitativa. Limitado a 20 laudas. Sua estrutura deve conter:

- Introdução/ Considerações Iniciais: apresentação e delimitação breve e clara do assunto tratado. Deve apresentar os objetivos da pesquisa, as lacunas do conhecimento e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

- Metodologia: descrição completa dos procedimentos metodológicos que permitam viabilizar o alcance dos objetivos. Devem ser apresentados: tipo de pesquisa, dados sobre o local onde foi realizada a pesquisa, população estudada, critérios de inclusão e/ou exclusão, tipo de amostra, variáveis selecionadas, técnicas e métodos adotados para a coleta de dados, incluindo os de natureza estatística e os procedimentos éticos seguidos, com número de CAAE ou autorização de órgão equivalente no país de origem da pesquisa.

- Resultados: devem ser limitados a descrever os resultados encontrados, sem interpretações, comparações ou comentários pessoais. Para facilitar a compreensão, pode ser acompanhado por gráficos, tabelas, figuras, fotografias etc. Para artigos quantitativos é necessário apresentar os resultados separados da discussão.

- Discussão: deve restringir-se aos dados obtidos e as conclusões que advêm deles, enfatizando os novos e importantes aspectos observados e discutindo as concordâncias e divergências com outras pesquisas já publicadas.

- Conclusões/ Considerações Finais: corresponde ao alcance dos objetivos ou hipóteses de maneira lógica, clara e concisa, fundamentada nos resultados e discussão, coerente com o título, proposição e método.

3. Revisão

-Revisão sistemática: método de pesquisa amplo, conduzido por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos objetivando responder uma pergunta específica e de relevância para a Enfermagem e/ou para a saúde. Limitado a 10 laudas.

-Revisão integrativa: método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma área específica de estudo. Limitado a 10 páginas.

4. Relato de experiência - descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão, estudo de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos com estratégias de intervenção, evidência metodológica apropriada de avaliação de eficácia, de interesse para a atuação dos profissionais da área da saúde em diferentes áreas. Limitado a 10 laudas.

5. Reflexão – consideração teórica e crítica sobre a prática em saúde. Limitado a 10 laudas.

6. Resenhas - apresentação e análise de livros publicados na área da saúde ou áreas afins, publicado nos últimos três anos. Limitado a 02 laudas.

7. Atualização - destinados a abordar informações atuais sobre temas de interesse da área, e potencialmente investigativos. Limitado a 05 laudas.

» Instrução para submissão

A submissão deve ser feita pelo sistema: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis

com seu login e senha. Para submeter o texto todos os autores deverão estar inscritos na Revista Prevenção de Infecção e Saúde, e todas as informações devem ser preenchidas corretamente nos metadados de submissão. É necessário anexar a declaração de transferência de direitos autorais, bem como os outros documentos suplementares.

 

» Revisão de idiomas

Buscando aumentar a qualidade dos textos a presentados a revista, bem como  qualificação junto a CAPES, a REPIS padronizou a tradução dos resumos apresentados a revistas devendo esta ser elaborada pela empresa ITFC- Tradução e Consultoria/ E-mail: itfcinstituto@gmail.com

» Taxas de publicação

A revista não cobra taxas de publicação

 

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...


 


Indexada em:

 Ver imagem em tamanho real   Ver imagem em tamanho real  Resultado de imagem para latindex Ver imagem em tamanho real   Ver imagem em tamanho real