Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí é uma publicação periódica semestral, com lançamento nos meses de julho e dezembro. Seu objetivo é divulgar, prioritariamente, resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do ensino e formação de professores nos diversos cursos de Licenciatura vinculados ou não ao PARFOR, em Instituições de Ensino Superior brasileiras.

 

 

Políticas de Seção

ARTIGOS - ARTES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - BIOLOGIA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - EDUCAÇÃO

Artigos (máximo de 25 laudas)

Integram conhecimentos alcançados em determinada área e em determinado momento. Propiciam visão panorâmica e seletiva dos resultados acumulados ao longo do tempo e fornecem análise crítica consistente capaz de suscitar novas pesquisas e perspectivas.


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - EDUCAÇÃO FÍSICA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - FÍSICA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - GEOGRAFIA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - HISTÓRIA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - LETRAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - MATEMÁTICA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / ARTES VISUAIS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / EDUCAÇÃO FÍSICA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / HISTÓRIA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / LETRAS-INGLÊS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / LETRAS-PORTUGUÊS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

COMUNICAÇÕES DE TRABALHOS / PEDAGOGIA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDIÇÃO COMPLETA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EXPEDIENTE

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ

Editores
  • Maria Ferro
  • João Moura
  • Bartira Viana
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais recebidos são submetidos à apreciação de, pelo menos, dois referees pertencentes ao Conselho Editorial e / ou ao Conselho Consultivo/Científico, considerando-se a proximidade da área de atuação e a especialidade. Caso haja discrepância flagrante entre os dois pareceres emitidos, a Comissão Editorial deve recorrer a um terceiro avaliador, e, se for o caso, assumir a decisão final (ou não) da publicação dos originais, adotando, sempre o sistema de blind review, mediante o envio dos originais, a partir da segunda lauda.

Em qualquer caso, o (s) autor (es) são comunicados sobre a aprovação ou rejeição do artigo e, quando aprovados condicionalmente, o autor disporá de prazo devidamente preestabelecido para revisão dos originais.

Conceitos e opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

Os originais recebidos não são devolvidos.

Os originais enviados devem estar de acordo com as normas específicas da seção a que se destinam, em termos de extensão e de natureza.

Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí, vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.

O Conselho Editorial se reserva o direito de introduzir eventuais alterações nos originais, de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o fim de manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, sem que seja necessário submeter essas alterações à aprovação dos autores.

 

Periodicidade

Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí é uma publicação periódica semestral, com lançamento nos meses de julho e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Licença Creative Commons
Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí de Form@re está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.ojs.ufpi.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.ojs.ufpi.br/

 

Organização

ORGANIZAÇÃO

Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí integra uma Conselho Editorial e um Conselho Consultivo/Científico.

Conselho Editorial

 

O Conselho Editorial da Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí está composta de membros selecionados dentre os pesquisadores / docentes pertencentes às áreas contempladas pelo PARFOR / UFPI, mediante indicação e designação oficial da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí. Os membros atuarão conjuntamente sob a presidência do Conselho Editorial em consonância com a Coordenação Geral do referido PARFOR.

 

À Presidência da Conselho Editorial compete:

 

a)    Representar Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí, sempre que necessário.

 

b)    Presidir as reuniões da Conselho Editorial, executando as deliberações aprovadas.

 

c)    Analisar a pertinência dos originais recebidos em consonância com a linha editorial da Revista e distribuí-los entre os pareceristas.

 

d)    Supervisionar as atividades de produção, divulgação e distribuição e eventual comercialização das edições.

 

e)    Definir os membros do Conselho Editorial e opinar sobre a indicação dos componentes do Conselho Consultivo/Cientifico junto à Coordenação Geral do PARFOR / UFPI, acompanhando os respectivos mandatos.

 

Ao Conselho Editorial compete:

 

a)    Definir o perfil básico e a linha de atuação de Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí, fixando política e normas editoriais concernentes com os propósitos do PARFOR.

 

b)    Manter a publicação dentro de linha independente e abrangente, no que diz respeito à realidade internacional, nacional, regional e local, nas diferentes instâncias que cercam a edição de publicações periódicas.

 

c)    Definir junto à Coordenação Geral do PARFOR / UFPI a política financeira e a infraestrutura essencial à manutenção da Revista.

 

d)    Delinear a política de produção, divulgação, distribuição e eventual comercialização das edições em fase posterior.

 

e)    Estimular a produção intelectual e técnico-científica dos membros da comunidade PARFOR e demais interessados.

 

f)     Atuar como avaliador, sempre que necessário, além de emitir parecer final sobre os originais avaliados pelos consultores convidados.

 

Conselho Consultivo/Científico

 

O Conselho Consultivo/Científico de Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí integra membros externos à Comissão Editorial, indicados pelo Conselho Editorial, tanto no caso de matérias específicas como também como recurso para processo avaliativo não endógeno. Seus membros são selecionados, a cada fascículo, entre pesquisadores, docentes e profissionais das áreas antes mencionadas, nacionais e internacionais, independentemente de sua vinculação profissional.

 

Ao Conselho Consultivo/Científico compete:

 

a)    Atuar como referee, emitindo parecer sobre os originais submetidos à avaliação.

 

b)    Estimular a produção de originais.

 

c)    Divulgar Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí em seu contexto de atuação.

 

MECANISMOS DE ATUAÇÃO

 

O mandato de cada membro da Comissão Editorial de Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica / Universidade Federal do Piauí pode se limitar a um fascículo e, no máximo, a quatro edições sequenciais (dois anos), podendo ser reconduzido por igual período. No caso específico da presidência do Conselho Editorial, em ocorrendo mudança da Coordenação Geral do PARFOR / UFPI, o novo Coordenador selecionará novo Presidente, se assim o desejar.

 

Os membros da Conselho Editorial e do Conselho Consultivo/Científico têm o prazo máximo de 20 dias úteis para emissão dos pareceres solicitados, podendo ser desligados após o descumprimento de três solicitações de pareceres consecutivos.