ATUAÇÃO LÚDICO-METODOLÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE FLORIANO – PIAUÍ: PERSPECTIVA DIDÁTICA

Manoel Soriano Walter, Francimeiry Carvalho

Resumo


As atividades lúdicas destacam-se no cenário educacional como importante ferramenta pedagógica para o desenvolvimento físico e humano dos escolares da educação infantil por estimular o educando a expressar seu universo pessoal naturalmente, o que facilita a aprendizagem. Nesse sentido, objetiva-se mostrar como é a atuação lúdico-metodológica dos professores da educação infantil da zona urbana do município de Floriano – Piauí. A pesquisa desenvolvida é do tipo exploratória e de campo e como instrumento utilizado, tem-se a técnica de questionário semiestruturado aos 16 sujeitos pesquisados. Para esta discussão, utilizam-se teóricos como: Bernardes (2006); Cárdia (2011); Guimarães (2008); Luckesi (2002); e Prestes (2012). Constata-se que 87,50% dos docentes entrevistados utilizam a ludicidade nas aulas de educação infantil. Dentre os resultados centrais, a pesquisa revela ser possível a inserção da ludicidade nas aulas do ensino infantil como prática docente indispensável ao desenvolvimento dos aspectos motores e psicossociais dos educandos.

Palavras-chave: Educação infantil. Ludicidade. Piauí – educação infantil.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________