AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Márcia Pereira da Silva, Cleânia de Sales Silva

Resumo


Muitos são os teóricos que têm defendido a importância da relação família/escola para o processo de aprendizagem do aluno. Piletti (1987), por exemplo, afirma que, quanto maior a presença dos pais nas atividades escolares de seus filhos, maior será a eficácia destas atividades.

O cotidiano, entretanto, tem mostrado que a relação família escola, na atualidade, tem se tornado cada vez mais frágil e superficial. A falta da participação familiar no ambiente escolar tem sido uma das maiores problemáticas vividas no Ensino Fundamental e tem trazido implicações para a aprendizagem dos alunos.

Considerando o exposto e a experiência que se apresenta no 7º ano do ensino fundamental da Unidade Escolar Francisco Pereira de Magalhães, localizada na cidade de Alto Longá-PI, com a maioria das famílias dos discentes ausentes do cotidiano escolar de seus filhos, que manifestam problemas na aprendizagem. Assim, sente-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa que busque investigar o que pensam os professores, os alunos e os pais da referida escola sobre a temática, com o intuito de possibilitar uma reflexão sobre as contribuições da relação família e escola para a aprendizagem dos alunos e auxiliar na minimização do problema da ausência familiar na escola.

A pesquisa proposta tem como objetivo geral analisar o que pensam os professores, os alunos e os pais do 7º ano da Unidade Escolar Francisco Pereira de Magalhães sobre as contribuições da relação família e escola no processo de aprendizagem dos alunos.

Os objetivos específicos são os seguintes: identificar como os professores, alunos e pais vêem a relação família e escola na Unidade Escolar Francisco Pereira de Magalhães; apontar o que os professores, alunos e pais pensam sobre a ausência da família no âmbito escolar; identificar as contribuições da relação família e escola no processo de aprendizagem, segundo os pais, professores e alunos; elencar estratégias que possam melhorar a relação família e escola.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________