GEOLOGIA APLICADA À GEOGRAFIA: REFLEXÃO SOBRE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Andréa Lourdes Monteiro Scabello, Maicon Henrique Marques Batista

Resumo


Este trabalho relata as experiências vividas no âmbito da Iniciação à Docência vinculada à disciplina de Geologia Aplicada à Geografia ministrada no primeiro semestre aos ingressantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Piauí. A disciplina em questão contou com aulas teóricas, atividades práticas e de elaboração de material didático. Entre os conteúdos tratados ressaltam-se as Noções sobre os minerais e as rochas. O objetivo geral foi apresentar os conhecimentos geológicos acerca da crosta terrestre, numa sequência didática, que possibilitasse associar a teoria à prática de identificação de minerais e a classificação das rochas. Após a aula teórica – de caráter expositivo-dialógico - envolvendo a leitura, discussão de textos e apresentação  de slides, procedeu-se a aula prática com o objetivo de identificação, descrição e classificação dos minerais e rochas. Os procedimentos enunciados serviram de subsídios para a elaboração de material pedagógico a ser utilizado nas aulas de Geografia na Educação Básica, mais especificamente no Ensino Fundamental e Médio. Esta atividade envolveu a elaboração de uma coleção de rochas seguindo os critérios da gênese - rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas - acompanhada de material complementar explicativo. Percebeu-se que proposição desta sequência didática  permitiu uma reflexão a respeito da metodologia de ensino da geografia nos curso de formação de professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________