O EQUÍVOCO DO FRACASSO ESCOLAR: A INTERVENÇÃO A PARTIR DO DIAGNÓSTICO CLÍNICO-PEDAGÓGICO

Cássio Eduardo Soares Miranda, Elvina Rafaelle Soares dos Santos

Resumo


O presente trabalho de pesquisa-intervenção discorre a respeito da aplicação do diagnóstico clínico-pedagógico em alunos nomeados como fracassados em sua trajetória escolar. A pesquisa foi desenvolvida numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona leste de Teresina. O diagnóstico clínico-pedagógico é um instrumento para a identificação das causas pelas quais os alunos não conseguem obter o êxito esperado na sua trajetória escolar e busca analisar também o fracasso escolar a partir dos alunos que não aprendem e não entendem o porquê de não aprender. Tal instrumento avalia os sintomas e significantes s ofertados às crianças, aos quais esses alunos se identificam e acabam por responder dessa posição segregadora. Objetivou-se, no decorrer do trabalho, oferecer ao aluno a possibilidade de construção de novos significantes, resgatando-o, assim, de sua posição de alienado e segregado. A proposta de intervenção do projeto consiste em agir ante os alunos que apresentaram dificuldades no domínio da língua escrita, da leitura e do cálculo matemático, verificando de qual ordem seriam seus impasses: conceitual-pedagógica, subjetiva ou de saúde mental, ou seja, se se trata de um conflito psíquico ou de uma “carência educativa”.

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