A FOTOGRAFIA COMO REGISTRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: (RE)VIVENDO MEMÓRIAS DISCENTES

Cristiana Brandão de Oliveira, Cristiana Francisca Barros, Euleana Silva Moraes, Gilvana Pessoa de Oliveira

Resumo


O uso da fotografia como fonte histórica vem sendo ampliada no campo das artes por ser um recurso de informação visual que desperta o interesse da comunidade. Por reconhecermos sua relevância também no campo educacional para compreensão das mudanças históricas relacionadas à vida pessoal, fizemos uma pesquisa com os alunos da turma de Artes Visuais/Parfor/Parnaíba, a partir  de registros fotográficos  retratando  a vida escolar desses sujeitos. A exposição foi elaborada como atividade da disciplina de História da Educação Brasileira que evidenciou a contribuição dos acervos fotográficos para compreensão dos fatos históricos, tendo como objetivo resgatar elementos da história da educação de seus lugares, preservar as fontes fotográficas como elementos informativos de uma época e situar a história de vida dos alunos, suas memórias e vivencias na história da educação brasileira.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.