A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RESGATANDO A DANÇA DO CAVALO PIANCÓ: UMA PROPOSTA DE APLICABILIDADE PRÁTICA

Cleonice Lima de Jesus, Uziel Lopes da Silva, Cynara Cristhina Aragão Pereira

Resumo


O indivíduo age no mundo através de seu corpo, pelo movimento corporal, possibilitando às pessoas se comunicarem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos (ARRUDA, 1988). Embora conscientes de que o corpo é o veículo onde o indivíduo se expressa, o movimento corporal acaba ficando dentro da escola, restrito a momentos precisos como as aulas de Educação Física (EF) e o horário do recreio (STRAZZACAPPA, 2001). A Educação Física Escolar (EFE) tem como função contribuir para formação humana e, para atingir seus objetivos, a disciplina respalda suas ações nos conteúdos da cultura corporal dentre os quais está a dança (ALBUQUERQUE et al., 2014). Sendo a dança tão antiga quanto a própria humanidade, o ser humano encontrou nela um meio de resguardar suas história, cultura e características peculiares, transmitidas de geração à geração (MENDES, 1987). Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar a Dança do Cavalo Piancó, bem como executá-la na Educação Física Escolar sob a forma de oficina.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.