O TRABALHO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) EM PARÁ BATINS CURRAIS-PI

Abdias Lopes Medeiros, Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves

Resumo


A matemática vem sendo considerada uma disciplina assustadora, muitas vezes sem importância para os alunos, por não ser trabalhada de forma contextualizada com o cotidiano. Segundo Parra (1996, p. 11), o mundo atual é rapidamente mutável, a escola como os educadores devem estar em contínuo estado de alerta para adaptar-se, seja em conteúdos do ensino seja em metodologia. A evolução dessas mudanças afeta tanto as condições materiais de vida como o espírito com que os indivíduos se adaptam a tais mudanças.Dentro dessa perspectiva, no ensino devem-se levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos. Vale ressaltar que parte dos professores não consideram tais conhecimentos e não procura inovar suas aulas, tornando-as monótonas e pouco criativas, e com isso comprometendo a aprendizagem. Segundo Libâneo (2012, p. 20) fica claro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam e organizam o conteúdo das matérias ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, implícita ou explicitamente.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________