A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TIMOM-MA

Maria do Perpétuo Socorro Viana Lima, Pedrina Silva Feitosa, Valdenoura Moreira Cavalcante, Valdivino da Costa Nunes Filho, Francisca Lidiane de Sousa Lima

Resumo


O trabalho trata da importância dos estudos da cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de História, o qual passou a ganhar visibilidade dentro dos sistemas educacionais brasileiros, a partir da promulgação da Lei 10.639/2003, a qual altera a LDB 9.394/1996, nos seus artigos 26 e 79, tornando obrigatória a entrada nos currículos de História do ensino fundamental e médio, a temática da História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Desse modo, passamos a desenvolver o levantamento bibliográfico de livros e autores que contemplam em seus conteúdos didáticos a temática da diversidade cultural, em especial sobre a cultura africana e afro-brasileira, no sentido de analisar a importância dos estudos da Cultura Africana e Afro-Brasileira nos livros didáticos de História de ensino fundamental em algumas escolas públicas da cidade de Timom - MA, verificando a realidade educacional de alunos e professores no conhecimento da temática e compreender o papel dos professores de História diante do contexto de rompimento dos estereótipos sobre o negro, perante uma sociedade que se originou com bases eurocêntricas.


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