ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DESCRITIVO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Isabel Rodrigues Diniz, José Airton Pereira da Silva, Maria do Rosário de Sousa, Sebastião Machado Carvalho Neto, Darkyana Francisca Ibiapina

Resumo


Sabemos que os textos ocupam um lugar central nas aulas de História e que a leitura e a interpretação dos mesmos são condições essenciais para a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Entretanto, na prática pedagógica de muitos professores, ainda observamos dificuldades em realizar um ensino de leitura realmente significativo, em que o sujeito leitor precisa compreender e identificar a importância e a função de um determinado texto, aprender a destacar e a selecionar as informações importantes, o que está nas entrelinhas, a relacionar o texto lido com outros textos, aprender a ler com o objetivo de aprender, de memorizar. Considerando que essas são estratégias importantes para a compreensão dos textos e facilitam a aprendizagem dos conteúdos, o presente artigo tem como objetivo analisar como se desenvolve o processo de leitura e interpretação de textos nas aulas de história do 6º ano, do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Deputado Júlio Monteles, em Santana do Maranhão - Ma.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________